Outros eventos em Presidente Prudente

Quem extrai riquezas e quem herda danos?

O local é acessível. A venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibida conforme o Art. 243 do ECA (Estatuto da Crianças e do Adolescente). Oferece acessibilidade
ter. 19 mai. Abertura de portas 19:00:00
Evento 19:30:00 às 21:30:00
Fábrica Gastrobar, R. Adílio Artoni, 32, Presidente Prudente, São Paulo 19060340
A corrida tecnológica e a chamada transição energética costumam ser apresentadas como caminhos inevitáveis para o futuro. Mas de onde vêm os materiais que sustentam baterias, chips, turbinas, carros elétricos e dispositivos digitais? E quem arca com os custos sociais, ambientais e geopolíticos desse modelo? Do brilho dos minerais estratégicos às zonas de sacrifício invisibilizadas, a noite propõe uma pergunta incômoda e urgente: em um mundo movido por inovação e transição verde, quem extrai riquezas — e quem herda os danos?

Terras raras (nem terras e nem tão raras): o poder oculto e brilhante desses elementos na vanguarda da tecnologia

Sérgio Lima (Apresentador)
O público é convidado a descobrir porque esses elementos estratégicos se tornaram peças centrais na disputa por poder, soberania e liderança tecnológica no mundo contemporâneo.
...

Terras raras e minerais críticos, voltaremos a ser colônia?

Eder Spatti Junior (Apresentador)
A apresentação pretende provocar uma reflexão sobre dependência, neoextrativismo e geopolítica dos recursos, discutindo se a nova corrida mineral pode recolocar países periféricos em posições subordinadas em uma ordem global reorganizada.
...

Desigualdade que mata: o peso do racismo ambiental

Patrícia Nunes (Apresentadora)
A exposição visa deslocar o olhar para os territórios e populações que historicamente concentram os impactos desse modelo predatório vigente— mostrando como exploração de recursos, degradação ambiental e desigualdades raciais frequentemente caminham juntas.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em Fábrica Gastrobar

2026-05-18 Quem controla o invisível? Hormônios, sensores e alimentos Fábrica Gastrobar R. Adílio Artoni, 32, Presidente Prudente, São Paulo 19060340, Brasil