Outros eventos em São Paulo

Dos abismos cósmicos aos gigantes do Universo

Eventos anteriores - 2026
qua. 20 mai. Apresentação a partir das 19h30
Cervejaria Nacional, Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros , São Paulo, SP 05420-001
Buracos negros estão entre os objetos mais extremos do Universo e os aglomerados de galáxias estão entre as maiores estruturas que a gravidade consegue formar. Neste bate-papo, faremos uma viagem entre os dois limites: dos abismos cósmicos onde a luz não escapa até os gigantes formados por milhares de galáxias, gás quente e matéria escura. Exploraremos a física e a astrofísica dos buracos negros e como a gravidade organiza o Universo em grande escala, formando a teia cósmica e os aglomerados de galáxias. Uma conversa sobre como os extremos do cosmos revelam a história e a evolução do Universo.
Cervejaria Nacional
ICTP-SAIFR
Sinapse Lab - Ciência, Comunicação e Educação
SINDICERV - ABRACERVA

Raul Abramo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e doutor em Física pela Universidade Brown. É Professor Titular de Física no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente, seus principais temas de pesquisa incluem a formação de estruturas, a evolução de galáxias, o desvio para o vermelho fotométrico, quasares, matéria escura, energia escura e gravidade modificada, em particular utilizando quasares como traçadores de estruturas em larga escala.
...

Tiago Batalha de Castro

Bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pós-doutorando no Osservatorio Astronomico di Trieste. Integra o Consórcio Euclid, onde coordena o Key Projects (KP) e Work Packages (WP) voltados para simulações de precisão para cosmologia de aglomerados. Além da modelagem, atua na inferência de parâmetros cosmológicos a partir de dados observacionais reais.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em Cervejaria Nacional

2026-05-18 Quando a mecânica quântica encontra o aprendizado de máquina Cervejaria Nacional Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros , São Paulo, SP 05420-001, Brasil
2026-05-19 Notícias do lado escuro Cervejaria Nacional Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros , São Paulo, SP 05420-001, Brasil
19 mai.
São Paulo
...

Notícias do lado escuro

materia escura