...

Talvez você estivesse com saudade, mas talvez você não conheça a Dona Ciência ainda!

Dona Ciência é a protagonista da série de gibis homônima “Dona Ciência”, desenvolvida pela Associação de Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), que já conta com 19 edições. Os gibis explicam de forma lúdica como a ciência é feita, traz importantes conceitos científicos, descobertas e histórias sobre a vida de cientistas brasileiros.

Estamos sempre atualizando nosso repositório com mais um link para baixar o gibi completo, e avisamos nos posts semanais de outros temas para te lembrar! Os gibis são para todos os públicos, viu?

Primeira edição -  A importância dos animais em pesquisas no Brasil; desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Segunda edição -  A importância dos animais em pesquisas no Brasil - continuação; desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Terceira edição -  A importância dos animais em pesquisas no Brasil - exemplos de como os animais ajudam em pesquisas; desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Quarta edição -  A importância do sono - desenvolvido por Monica Levy Andersen e Sergio Tufik; respectivamente Diretora de Ensino e Pesquisa e Presidente do Instituto do Sono.

Quinta edição -  A importância do sono - continuação; desenvolvido por Monica Levy Andersen e Sergio Tufik; respectivamente Diretora de Ensino e Pesquisa e Presidente do Instituto do Sono.

Sexta edição -  Meninas e mulheres cientistas; desenvolvido por Luana N. G. Adami e Susanny C. V. Tassini, idealizadoras do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres na Ciência Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceira com Monica Levy Andersen, coordenadora do projeto GT Mulheres na Ciência UNIFESP.

Sétima edição - A história de Carlos Chagas; desenvolvido por Monica Levy Andersen, Professora do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP em parceira com Lucile Maria-Floeter-Winter, Professora do Departamento de Fisiologia do Instituto Biológico da Universidade de São Paulo (IBUSP). 

Oitava edição Pesquisa Básica; desenvolvido por Lucile Maria-Floeter-Winter,  Professora do Departamento de Fisiologia do Instituto Biológico IBUSP.

Nona edição - Atividade física; desenvolvido por Kátia De Angelis, educadora física e Professora do Departamento de Fisiologia da UNIFESP.

Décima edição - Vacinação; desenvolvido por Daniela Santoro Rosa, Professora do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UNIFESP.

Décima primeira edição - Sono nas estradas brasileiras; desenvolvido por Monica Levy Andersen, Roberta Siufi e Sérgio Tufik, respectivamente Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, Diretora de Operações da AFIP, e fundador e Diretor do Instituto do Sono e Presidente da AFIP.

Décima segunda edição - Distrofia Muscular de Duchenne; desenvolvido pelo Professor Gustavo Moreira do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e coordenador do ambulatório de distúrbios respiratórios de sono em crianças e o serviço de ventilação mecânica não invasiva em portadores de doenças neuromusculares do Instituto do Sono.

 

Curtiu? Compartilhe e ajude a levar ciência de forma didática e lúdica para mais pessoas!

Os gibis foram disponibilizados pela Professora Monica Levy Andersen. A idealização de Dona Ciência é de Monica Levy Andersen e Renata Mazaro-Costa. Monica é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Departamento de Psicobiologia e diretora do Instituto do Sono e Renata é professora da Universidade Federal de Goiás no departamento de Farmacologia e atual coordenadora do CONCEA (2018-2020).