...

Como podemos, como indivíduos, contribuir com a ciência?

Elencamos três maneiras de ajudar a ciência:

1) Compartilhe ciência, e desincentive notícias falsas e pseudociências!

Se você é do time das Lives, anote na agenda algumas lives sobre ciência 

Para ler sobre sites de checagem vá neste post. Mas em caso de dúvida, não compartilhe.

Canais de divulgação científica disponíveis em diferentes plataformas:

Nunca Vi Um Cientista, Nerdologia, SciCast, Atila Iamarino, ScienceVlogs, Mural Científico, Parent In Science Maternidade Com Ciência, Naruhodo, Dragões de Garagem e tantos outros feitos por cientistas comprometidos com passar informação!

O ScienceVlogs Brasil te ajuda a distinguir os conteúdos de qualidade: o selo ScienceVlogs é como um certificado de qualidade para os canais do YouTube que divulgam ciência.

Fique de olho no nosso canal do Youtube, as lives do Pint of Science irão acontecer mensalmente!

2) Apoie a ciência!

A maior parte da ciência brasileira é feita em instituições públicas como universidades públicas e hospitais. Mas além de pagar os impostos, uma importante forma de apoiar a ciência brasileira é se conscientizar sobre os cortes nas bolsas (o "salário" dos cientistas), o sucateamento de universidades públicas e cortes orçamentários nos órgãos que  pagam essas bolsas. Dois destes são federais: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a nível estadual as Fundações de Amparo à Pesquisa e Ensino ("FAPE") de cada estado (por exemplo: FAPESP, FAPEMIG). Uma boa fonte de informações sobre, é seguir a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência

Existem também algumas instituições privadas de apoio a ciência, como o Instituto Serrapilheira, Instituto Sua Ciência, Instituto Questão de Ciência, Instituto do Sono, o Programa L'óreal para Mulheres na Ciência e outros.  

3) Participe de pesquisas!

Ajude a comunidade a obter dados e concluir pesquisas tomando parte como voluntário nas pesquisas que estão acontecendo agora mesmo. Diferente dos filmes de ficção científica, a participação como voluntário em uma pesquisa deve ser consentida pelo participante, que tem o direito de desistir em qualquer momento. Além disso, qualquer transtorno ou benefício que pode ser gerado ao participante, bem como quem irá ter acesso aos seus dados é discutido desde o começo de forma aberta com o participante. 

Durante este momento de pandemia, muitas pesquisas online estão acontecendo! Você pode participar e ajudar a construir ciência aí da sua casa, só respondendo algumas perguntinhas!

Alguns exemplos:

Qualidade do sono (para profissionais de saúde) 

Associação entre a qualidade e queixas de sono de idosos, com a força muscular, composição corporal e marcadores bioquímicos entre em contato com (011) 98398-2704

Ciclo de sono e vigília (vigília é uma palavra chic científica para "acordado e alerta") escrever para [email protected]

Impacto da quarentena na atividade física 

Atividade física e saúde mental 

Aspectos comportamentais e opinião dos brasileiros a cerca da situação atual 

Aspectos psicológicos e comportamentais 

Impacto do isolamento social no uso de substâncias (álcool incluso) 

Simbolismo das corujas 

 Você pode ainda, buscar centros e hospitais que desenvolvem Pesquisa Clínica e estejam buscando voluntários. Neste momento, a Universidade Federal de São Paulo estará testando uma vacina contra o coronavírus em profissionais de saúde voluntários a pesquisa. E claro, quando falamos de ajudar Hospitais sempre vale lembrar: doe sangue! Doar sangue é um ato rápido e indolor para quem faz, e que pode salvar até 5 vidas! Agora na pandemia, o número de doações caiu drasticamente. Conheça os requisitos, e se informe sobre como realizar uma doação de sangue segura na sua cidade. 

 

Para apoiar o Pint of Science, você pode também participar de nosso financiamento coletivo (e rola brindes!)