© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
A academia traz ciência à sociedade de diversas formas: o conhecimento é fundamental para garantir as necessidades básicas da humanidade. Para tal, todos os aspectos relacionados ao planeta, incluindo seus processos, fenômenos naturais e o funcionamento do corpo humano, são importantes
Sistemas Alimentares Sustentáveis a partir da Nutrição
Savio Marcelino Gomes
(Palestrante)
Sávio é nutricionista e doutor em Saúde Coletiva. Atua nas linhas de Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Sistemas Socioecológicos, Saúde e Políticas Públicas, respectivamente. É pesquisador do LabNutrir (UFRN-UFPB) e realiza pesquisa e extensão na área de Sistemas Alimentares, com foco em desigualdades sociais, diversidade de gênero, consumo alimentar, insegurança alimentar e nutricional e mudanças climáticas.
Descobrindo o mistério do universo no sertão da Paraíba
Jamilton Rodrigues
(Palestrante)
Professor do Curso de Licenciatura em Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da Universidade Estadual da Paraíba - O radiotelescópio BINGO está sendo construído no sertão da Paraíba com a missão de escutar o Universo e ajudar a desvendar os mistérios da energia escura. Em uma cooperação para a Astronomia, o Projeto Esperança no Espaço amplia o alcance dessa iniciativa ao integrar ciência e inclusão social, envolvendo reeducandos em atividades de fabricação de telescópios, educação e divulgação científica. Nesta conversa, vamos conhecer como a busca por respostas cósmicas também pode transformar vidas, unindo tecnologia, educação e dignidade em uma mesma trajetória.
O uso excessivo de medicamentos
Bagnólia Araújo Costa
(Palestrante)
Uma mulher nordestina, sertaneja, preta, mãe, professora e pesquisadora na área da Farmácia. Servidora Pública por vocação e uma incansável lutadora por mais equidade na ciência e no meio acadêmico para as MULHERES. Bagnólia é Professora Associada da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS e Comendadora do Mérito Farmacêutico Nacional,.
Por que os trens são importantes para as cidades?
Diogo da Fonseca Soares
(Palestrante)
Engenheiro e doutor, o empregado da CBTU Diogo da Fonseca Soares, coordenador de RH, na Unidade de João Pessoa, alcançou um feito inédito para o Nordeste brasileiro. Conquistou o Prêmio CAPES de melhor Tese na área de Ciências Ambientais. A pesquisa, realizada junto da Universidade Federal de Pernambuco, com parceria da Universidade de Granada na Espanha e com apoio da Companhia Brasileiras de Trens Urbanos, propõe uma nova ferramenta de cálculo de emissões de gases de efeito estufa voltado para o setor ferroviário. A ideia é que esta nova tecnologia seja aplicada no sistema de ferrovias do Nordeste do Brasil, para promover estratégias de mitigação de gases de efeito estufa e para combater as mudanças climáticas.
© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Recanto da Cevada
2025-05-21
Tempos de Mudança
Recanto da Cevada
Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, 53, João Pessoa, PB 58051-420, Brasil