© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Prever o tempo e o clima envolve diversas áreas de conhecimento, pessoal altamente especializado, capacidade computacional massiva e quantidades "terabyticas" de dados de múltiplas fontes. Mesmo com o atual estágio de desenvolvimento desta área, há muito o que pesquisar e desenvolver para que essas previsões sejam mais precisas.
O que já temos consolidado e o que deveremos ter para os próximos anos nesta área? Vamos viajar nesse tema atual e instigante.
O que já temos consolidado e o que deveremos ter para os próximos anos nesta área? Vamos viajar nesse tema atual e instigante.
Marco Antônio Rodrigues Jusevicius
Possui graduação em Bacharelado Em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é meteorologista sênior nível IV e Coordenador de Operação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - Simepar. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Meteorologia de Mesoescala e Sensoriamento Remoto da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicações de informações de descargas atmosféricas em Meteorologia, Nowcasting, integração de infomações meteorológicas, e monitoramento e estudos de tempestades severas.
© contribuintes OpenStreetMap