Outros eventos em Belo Horizonte

Pioneiras

Evento acessível. Acontece no primeiro andar.
ter. 20 mai. Abertura de portas 19:00:00
Evento 19:30:00 às 21:00:00
Museu das Minas e do Metal - MMGerdau, Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010
Pi·o·nei·ra, adjetivo, 1 - aquela que desbrava caminhos e faz a exploração de uma região desconhecida; desbravador. 2 - aquela que anuncia algo de novo, antecipando-se aos demais de sua área de conhecimento; precursora: (Dicionário Michaelis)

Incluir e fazer mudanças é abrir portas. Sejam abrir as portas para que o conhecimento saia, sejam as portas para que novas pessoas entrem. No segundo dia do Pint of Science de BH receberemos mulheres que são pioneiras em suas áreas.

Sou 1A, mas não sou só!

Rosy Mary Isaias (Rosy Mary Isaias é a primeira cientista 1A do CNPq autodeclarada negra. Bióloga, mestre e doutora em botânica, Rosy é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no Núcleo de Diversidade, Equidade e Inclusão da Sociedade Botânica do Brasil, na Comissão Técnica em Educação do CRBio04 e coordena o PPG Biologia Vegetal da UFMG onde é Professora Titular do departamento de Botânica. )
Ciência se faz sozinha. Rosy Mary trabalha com o impacto de interações específicas com parasitas nas plantas, resultando no desenvolvimento de galhas. Sua trajetória se pauta nas interações com pesquisadores de diferentes áreas, e levou a formação de um grupo de trabalho consolidado. O objeto de estudo lhe foi apresentado pela sua então orientadora de mestrado, Profa Lea Neves no Museu Nacional da UFRJ. Naquele momento foi um desafio entender como os tecidos vegetais são alterados pelo estímulo vindo de uma colônia de bacterias. De lá para cá, muitos mistérios foram solucionados. Por duas vezes, as novas espécies escondidas dentro das galhas foram nomeadas em sua homenagem: a Pallaeomystela rosaemariae e o Eriogalococcus isaias.
...

Nimu Borum e a delicadeza de estudar pessas - Bibi Nhatarâmiak

Bibi Nhatarâmiak (Bibi Nhatarâmiak é a primeira indígena bioarqueóloga do Brasil. Antropóloga, mestra em Arqueologia e doutoranda em Antropologia com habilitação em Arqueologia, Bibi é membra do Comitê Mineiro de Apoio à Causa Indígena e do Mulher Wayrakuna - Movimento Plurinacional de Indígenas Mulheres.)
Em 2004, uma criança indígena foi encontrada durante uma escavação arqueológica em Diamantina. A bioarqueologia tradicional fez os testes de sempre e apresentou alguns resultados sobre a vida da criança e sua comunidade. Anos mais tarde uma coisa mudou. Bibi Nhatarâmiak, mulher Indígena do povo Borum-Kren, decidiu, em seu mestrado estudar mais a respeito da pequena Nimu Borum. O estudo incorpora conhecimentos indígenas ancestrais e propõe nova abordagem para a bioarqueologia que a demonstre efetiva preocupação com as pessoas pesquisadas.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em Museu das Minas e do Metal - MMGerdau

2025-05-21 Nossos corpos, nossas narrativas, nossa ciência Museu das Minas e do Metal - MMGerdau Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010, Brasil
2025-05-19 O outro lado das medalhas: a ciência na saúde dos paratletas Museu das Minas e do Metal - MMGerdau Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010, Brasil