© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Neste evento vamos dialogar com as pesquisadoras que estudaram as contaminações e a influência humana nas águas de Ubatuba. Como os rios, os mares e as chuvas estão se tornando vilões em em meio à Mata Atlântica, bioma altamente humidificado. O que podemos fazer? Ainda há saída?
Um coquetel inesperado: nossos hábitos contaminando os mares
Luciana Frazão
(palestrante)
Luciana é bióloga com mestrado e doutorado em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP, atua há mais de 25 anos na avaliação ambiental de ecossistemas marinhos. Como pesquisadora, possui uma trajetória com abordagem interdisciplinar, com ênfase em poluição orgânica, mudanças climáticas e ecologia do plâncton marinho. É fundadora e Diretora Científica da Aicás – Oceanografia e Meio Ambiente, onde desenvolve e coordena projetos voltados ao monitoramento e licenciamento ambiental de empreendimentos em regiões costeiras e oceânicas. Nessa conversa ela vai contar tudo o que encontrou de contaminantes nas praias de Ubatuba!

Chuva, vilã ou heroína? Uma reflexão sobre a cidade e o clima
Andrea Vasconcellos
(palestrante)
Nessa conversa, Andrea Vasconcellos vai falar dos efeitos da ocupação do solo e suas transformações na cidade. Arquiteta e urbanista, é doutoranda em Urbanismo pela UFRJ e já tem dois mestrados — um em Engenharia Urbana e Ambiental, com formação no Brasil e na Alemanha, e outro em Administração Pública. Trabalha na Fiocruz desde 2013, onde atuou em diferentes áreas, como infraestrutura urbana, saúde e sustentabilidade. É autora do livro "Infraestrutura Verde Aplicada ao Planejamento da Ocupação Urbana". Desde 2021, vive em Ubatuba, onde desenvolve sua pesquisa focada em adaptação às mudanças climáticas e prevenção de desastres causados pela chuva. Também colabora em conselhos e comitês ambientais da região.

© contribuintes OpenStreetMap