© Pint of Science, 2026. Todos os direitos reservados.
Se você se interessa por biodiversidade, imagine conectar pessoas à natureza brasileira por meio de uma plataforma online que permite registrar, identificar e compartilhar observações de qualquer espécie na natureza. Como isso é possível? Participe do bate-papo com Enrico Ammirati Rodrigues Tosto e Edgar Blois Crispino sobre o que é ciência cidadã e ciência colaborativa, relacionando a atuação da Rede Brasileira de Naturalistas (RBN) e o Projeto Phasma no contexto da plataforma global iNaturalist.
Enrico Ammirati Rodrigues Tosto
Biólogo pela Universidade de São Paulo, atuou em projetos de educação ambiental e divulgação científica, como o Grupo Ibiraçu e Besouros do Brasil. É sócio e consultor ambiental da Biosensu Consultoria Ambiental, fundador e atual presidente da Rede Brasileira de Naturalistas (RBN) e curador e embaixador da plataforma iNaturalist.
Edgar Blois Crispino
Biólogo pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e mestre em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). É professor, curador do iNaturalist e dedica-se ao estudo de bichos-pau como pesquisador associado ao Projeto Phasma, uma organização de pesquisa, educação e divulgação científica sobre insetos brasileiros.
© contribuintes OpenStreetMap