© Pint of Science, 2026. Todos os direitos reservados.
A inteligência artificial está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Nesta noite, vamos descomplicar a IA: entender como ela funciona, quais são seus limites e como pode enxergar aquilo que nossos olhos não percebem.
A IA é tão inteligente quanto parece?
Mateus Pelloso
(Professor e pesquisador em Ciência da Computação, trabalha com inteligência artificial voltada à cibersegurança — ou seja, ele ajuda a deixar os sistemas inteligentes mais seguros e confiáveis. Estuda desde ataques a modelos de IA até soluções práticas que rodam direto em dispositivos do dia a dia. Acredita que IA não precisa ser um bicho de sete cabeças: dá pra entender (e usar!) com exemplos simples e aplicações reais. Quando não está testando modelos, está em sala de aula ou traduzindo esse universo pra )
De recomendações de filmes a sistemas de segurança, a IA já faz parte do nosso cotidiano. Mas e se ela pudesse ser enganada? Nesta conversa acessível e descontraída vamos apresentar os bastidores da Inteligência Artificial e mostrar como pequenas alterações podem confundir até os modelos mais avançados — abrindo espaço para riscos que pouca gente conhece.
Olhou… e não viu? A IA viu!
Joseane Padilha da Silva
(Pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, trabalha ensinando máquinas a enxergar. Especialista em inteligência artificial e visão computacional, usa câmeras e algoritmos para entender o comportamento de suínos e aves, ajudar no monitoramento de doenças e melhorar os sistemas de produção. Acredita que, com a tecnologia certa, dá pra revelar detalhes que passam completamente despercebidos pelos nossos olhos.)
De forma leve e divertida, vamos descobrir como ensinar máquinas a “enxergar” padrões, comportamentos e sinais que muitas vezes passam despercebidos pelos nossos olhos. Com exemplos práticos você vai ver como a inteligência artificial e a visão computacional estão ajudando a transformar a ciência animal — e podem impactar muito mais áreas do que você imagina.
© contribuintes OpenStreetMap