© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Abordaremos a ciência feitas exclusivamente por meninas e mulheres cientistas da região.
Desvendando a ictiofauna de corredeiras do rio Xingu
Alany Pedrosa Gonçalves
(Bióloga, MsC em Ecologia Aquática e Pesca e Doutora em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Coordenadora do Programa de Gestão Territorial Indígena, Unyleya Socioambiental. Atua em monitoramentos participativos, pesca, caça, ecologia de peixes e comunidades indígenas. “Fazer ciência para ter ciência: o papel dos monitoramentos participativos na conservação dos recursos”)
Será que todo peixe mora em todo lugar??? Bora conheccer os especialistas e suas exigencias pra viver no rio Xingu.

A cultura do curió preseiro na região
Shirley Fernanda de Almeida Campos
(Mestra em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Ocupa o cargo de professor efetivo na Educação básica, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), desde 2011, com experiência em ensino nas disciplinas ciências da natureza e biologia, tanto no ensino regular como na Educação de jovens e e adultos. No ensino Superior, atua como docente nas áreas de Educação)
Altamira e região apresetam uma cultura peculiar, e de utilizar passarinhos da espécie curió como caçadores, e não apenas para ouvir seu canto! Bora entender como essa cultura pode afetar a conservação dessa espécie

Cascudo Pepita de Ouro: será que são todos iguais?
Keila Xavier Magalhães
(Bióloga, MSc. em Biodiversidade e Conservação e Dra. em Ecologia. Técnica de Laboratório na Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Pará. Atua nas linhas de ecologia de ovos e larvas de peixes, ecologia de peixes de riachos e genética de peixes.)
Será que um dos peixes mais exportados de nossos rios é o mesmo ao logno de todo Xingu? Será que todos estão protegidos? Bora entender um pouco da biologia e dos riscos que correm o acari pepita de ouro do Xingu.

Poluição plástica em riachos da bacia do rio Xingu
Maria Dayanne Lima de Lucena
(Biologa, MsC Biodiversidade e Conservação e Doutoranda em Zoologia pelo PPGZOOL (UFPA/MPEG). Técnica de Laboratório na Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará. Atua na linhas de etnobiologia, ecologia de peixe de riacho e pesca ornamental.)
Você sabia que ingerimos plástico constantemente devido a contaminação nos rios e consequentemente nos peixes que consumimos? Vamos embarcar nesse tema e descobrir mais sobre a poluição com microplástico.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Memórias do Xingu - Resturante
2025-05-21
Entre a zoação e o bullying
Memórias do Xingu - Resturante
Avenida Joao Pessoa, 1432, Altamira, Para 68371-045, Brasil
2025-05-19
Espelho, espelho meu, existe alimento mais limpo do que o meu?
Memórias do Xingu - Resturante
Avenida Joao Pessoa, 1432, Altamira, Para 68371-045, Brasil