© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.




Cartografia Histórica: contribuição para análise da paisagem na abordagem dos eventos de inundação em Petrópolis
Manoel do Couto Fernandes
(Convidado)
Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Atualmente é o coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ) e pesquisador 2 do CNPq. Tem pós-graduação na Universidadede Wolverhampton (UK) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia e GIScience, orientando alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em suas atividades profissionais e de pesquisa, interage com vários colaboradores em co-autoria de trabalhos científicos na área de Geoecologia, Cartografia, Cartografia Histórica, GIScience e Geomorfologia.
IA – Solução e Desafio
Fabio Porto
(Convidado)
Doutor e Mestre em Informática pela PUC-Rio, é pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica desde 2009. Foi Professor Visitante da Universidade Nacional de Cingapura, em 2020.
No LNCC, coordena o laboratório Data Extreme Lab, que se dedica à pesquisa e desenvolvimento nas áreas de BigData e IA. Atual em áreas como previsão de Eventos Extremos, óleo e gás e Saúde.
No LNCC, coordena o laboratório Data Extreme Lab, que se dedica à pesquisa e desenvolvimento nas áreas de BigData e IA. Atual em áreas como previsão de Eventos Extremos, óleo e gás e Saúde.
Meteorologia e chuva em eventos extremos no município de Petrópolis - RJ
Giselle Petrungaro Torres
(Convidada)
Sou meteorologista com foco maior na meteorologia operacional, onde o trabalho de previsão e monitoramento das condições de tempo é voltado diretamente para antecipar ações a serem tomadas em casos de eventos extremos que tenham potencial de impactar a população e/ou uma região. O meteorologista operacional trabalha, em geral, com previsão de curto e curtíssimo prazo, onde a previsão das condições atmosféricas é feita para as próximas horas. Além disso, a interação com diversos profissionais se faz essencial na atuação do meteorologista operacional, onde a troca de informações é necessária visando traçar as melhores estratégias para evitar danos e prejuízos e também tragédias de maiores proporções.
A relação complexa entre estabilidade de encostas, bacias de drenagem e ocupação urbana
Fernando Artur Brasil Danziger
(Convidado)
Possui graduação em Engenharia Civil, ênfase em Mecânica dos Solos, pela Escola de Engenharia (hoje Escola Politécnica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ em (1976), mestrado (1983) e doutorado (1990) pela COPPE/UFRJ. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Norueguês de Geotecnia (NGI), no período 1993-1995. Trabalhou 10 anos na iniciativa privada, nas áreas de projeto e supervisão de fundações, investigações geotécnicas, barragens e estruturas de contenção. Foi professor conferencista do Instituto Militar de Engenharia (IME) no período 1999 - 2007. Atualmente é Professor Titular da COPPE e Escola Politécnica da UFRJ. Atua em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, com ênfase em Ensaios IN Situ, Fundações, Instrumentação e Estruturas de Contenção.
Relação com a Mesa: atuou pela COPPE/UFRJ, em convênio com a Prefeitura de Petrópolis, no planejamento das estruturas de contenção que vieram a ser construídas com recursos do Banco Mundial na cidade de Petrópolis após as grandes chuvas e os acidentes que afetaram seriamente a cidade em 1988.
Relação com a Mesa: atuou pela COPPE/UFRJ, em convênio com a Prefeitura de Petrópolis, no planejamento das estruturas de contenção que vieram a ser construídas com recursos do Banco Mundial na cidade de Petrópolis após as grandes chuvas e os acidentes que afetaram seriamente a cidade em 1988.
Mediadora da Mesa
Mariana Sá Pereira
(Mediadora)
Sou doutora em Química Biológica e docente do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Minha pesquisa abrange novos polissacarídeos isolados de organismos marinhos com potencial anticoagulante, antitumoral e anti-inflamatório, e também o reposicionamento de medicamentos dessa classe, como a heparina.
Mediador da Mesa
Leandro Marturelli
(Mediador)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Duque de Caxias). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (1993) e Doutor em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006). Fez Pós-Doutoramento no INMETRO desenvolvendo um Fast AFM (Atomic Force Microscope). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em programação, arquitetura e processamento de imagens. Atualmente desenvolve sistemas WEB e trabalha com Análise Dados.
© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Villa Colonus
2025-05-21
As artes urbanas independentes: as disputas entre o público e o privado na produção cultural das cidades
Villa Colonus
Rua Professor Cardoso Fontes, 108, Castelânea, Petrópolis, RJ 25640-036, Brasil