© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Você já imaginou que o veneno de um escorpião ou de uma serpente pode salvar vidas? E que plantas populares do sertão nordestino podem virar medicamentos modernos? Pois é exatamente isso que nossas pesquisas têm mostrado ao longo dos últimos 18 anos! Nesta oportunidade, vamos falar sobre como moléculas encontradas na peçonha do escorpião Tityus stigmurus vêm sendo estudadas e modificadas em laboratório para se tornarem peptídeos com superpoderes: combatem bactérias resistentes, ajudam a cicatrizar feridas e até potencializam antibióticos. Com criatividade e tecnologia, transformamos toxinas na…
Os animais peçonhentos e a epidemiologia dos acidentes em Natal - RN
Juraci Alves de Lima
(Palestrante - Coordenadora do Centro de Zoonoses de Natal )
Quais são os animais peçonhentos de interesse em saúde, falar de sua importância, as espécies e a epidemiologia dos acidentes em nosso município de Natal-RN; Prevenção e fluxo de atendimento aos acidentados.

Da peçonha à farmácia: como escorpiões e serpentes inspiram novos medicamentos
Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa
(Palestrante - Departamento de Farmácia (UFRN))
Você já imaginou que o veneno de um escorpião ou de uma serpente pode salvar vidas? E que plantas populares do sertão nordestino podem virar medicamentos modernos? Pois é exatamente isso que nossas pesquisas têm mostrado ao longo dos últimos 18 anos! Nesta oportunidade, vamos falar sobre como moléculas encontradas na peçonha do escorpião Tityus stigmurus vêm sendo estudadas e modificadas em laboratório para se tornarem peptídeos com superpoderes: combatem bactérias resistentes, ajudam a cicatrizar feridas e até potencializam antibióticos. Com criatividade e tecnologia, transformamos toxinas naturais em novos antimicrobianos — e até patenteamos essas descobertas. Vamos também mostrar o que estamos fazendo com a famosa "jararaca da seca", uma serpente comum no Nordeste. Seu veneno pode causar muita dor, infecção e até necrose, e o soro nem sempre resolve tudo. Por isso, pesquisamos alternativas acessíveis e naturais, como uma planta chamada pinhão-roxo, que virou ingrediente de uma nanoemulsão promissora com efeito anti-inflamatório e analgésico. Tudo isso com o objetivo de desenvolver medicamentos mais eficazes, acessíveis e inovadores — especialmente úteis para quem vive longe dos grandes centros urbanos. É a ciência que nasce no laboratório e chega até você, com impacto real na saúde pública.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Bar 54 - 19:00
2025-05-20
Os perigos invisíveis
Bar 54 - 19:00
Rua Porto Mirim, 8995, Ponta Negra, Natal, RN 59092-050, Brasil
2025-05-19
Um mundo de incertezas
Bar 54 - 19:00
Rua Porto Mirim, 8995, Ponta Negra, Natal, RN 59092-050, Brasil