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Ensinar o povo de Humanas a fazer miçangas e outros memes envolvendo as Ciências Humanas são brincadeiras bem humoradas. Mas os ataques que esse campo de conhecimento vem sofrendo nos últimos anos não são nada divertidos. Nesse bate-papo, reunimos pesquisadoras e um pesquisador da UFSCar para contar como é que as Ciências Humanas olham para o mundo e como é que o conhecimento que elas produzem pode nos ajudar a transformar esse mundo em um lugar melhor e menos desigual para todas as pessoas.
Adelcio Camilo Machado
Professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, responsável pela área de Música e Sociedade. Co-líder do Grupo de Estudos da Canção Popular, em parceria com a professora Thais dos Guimarães Alvim Nunes. Membro da equipe de trabalho do programa de extensão Música Popular: História, Performance e Ensino, coordenado pela professora Thais Nunes.
© Adelcio Camilo Machado
Ana Carolina Soliva Soria
Professora do Departamento de Filosofia da UFSCar. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Université Paris VII. Desde 2001 é membro do grupo de estudos de Filosofia Alemã Clássica, da Faculdade de Filosofia (FFLCH/USP). Foi bolsista Fapesp de pós-doutorado em Filosofia pela mesma instituição e bolsista BPE na Universidade Johannes Gutenberg (Alemanha). É atualmente coordenadora do GT Schopenhauer da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Filosofia, com ênfase no pensamento de Freud e Schopenhauer.
© Instituto da Cultura Científica
Fabiana Luci de Oliveira
Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Ciências Sociais (UFSCar), com período sanduíche na Northwestern University. Fez pós-doutorado em Ciência Política (USP). Especialização em Metodologia de Pesquisa (University of Michigan). Foi gerente de pesquisa social e opinião pública na Ipsos (2006-2008); coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade na FGV Direito Rio, e professora na mesma instituição (2010-2013); Diretora de Projetos no Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (2017-2018). É coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS-UFSCar). Atua nas áreas de sociologia do direito, acesso à justiça, processo decisório judicial, survey e opinião pública.
© Mariana Pezzo
Tatiane Cosentino Rodrigues
Doutora em Educação pela UFSCar, possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de pesquisa "Educação e relações étnico-raciais". Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, educação infantil, currículo e formação de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589).
© Mariana Rodrigues Pezzo
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