...
Outros eventos em Campos dos Goytacazes

Por que os cientistas espionam os sons da natureza?

Eventos anteriores - 2021
19 mai. 19h
Online, {address}, Online, {state} {postcode}
Paisagens acústicas é uma área de pesquisa que investiga as conexões entre os sons e o entendimento do ambiente. Na ecologia, pode-se estimar densidade de presença de animais e quantificar a biodiversidade por meio da captura de sons. No entanto, dados capturados na natureza apresentam grande complexidade, como sons de múltiplas espécies simultaneamente. O uso de ferramentas das ciências de dados e métodos de visualização da informação apoia a tomada de decisões e responde perguntas relacionadas à ecologia em diversos biomas e ambientes. Assista: youtube.com/watch?v=JfQYSndTKLw

Maria Cristina Ferreira de Oliveira

Docente no Departamento de Ciências da Computação do ICMC-USP e atualmente Diretora do ICMC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, em projetos concentrados nos temas: visualização de informação, mineração visual de dados e análise visual de dados. Ajudou a consolidar o grupo de pesquisa em Visualização, Imagens e Computação Gráfica do ICMC, um dos precursores na implantação de pesquisas na área de Visualização no Brasil.

Bruna Lima Ferreira

Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, com ênfase na área ambiental, pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto). Atualmente é diretora do projeto Ilha do Conhecimento e mestranda integrante do Laboratório de Etologia e Bioacústica (EBAC) da FFCLRP. Tem interesse em estudos sobre comportamento animal, bioacústica, conservação ambiental e educação.

Milton Cezar Ribeiro

Docente do Departamento de Ecologia da Unesp Rio Claro. Coordena o Grupo Gira-Sol de Extensão Universitária, que faz interface de aprendizados de ecologia, ecologia de paisagem e experiências com produtores rurais, sociedade e governo, para gerar políticas públicas sustentáveis. Aplica modelagem ecológica, princípios de paisagens e ecologia espacial para equacionar questões de seleção de áreas prioritárias e estabelecer diretrizes para conservação e restauração de ambientes naturais e antropizados.