...
Outros eventos em Uberaba

Chega de vírus! Pesquisas científicas que mostram com quantos testes se vence uma pandemia.

Vamos prestigiar a Ciência!
Eventos anteriores - 2020
10 set. 19:00 - 20:30
Cervejaria 7C, Rua Marquês do Paraná, 707, Uberaba, Minas Gerais 38015-170
A COVID-19 é uma doença séria que tem deixado mortos e convalescentes em todo o mundo. Diariamente, nos jornais, assistimos, perplexos, a evolução desse vírus no planeta Terra. Mas nada pode deter seu avanço? Sim! A ciência. Pesquisadores trabalham dia e noite em métodos diagnósticos e em tratamentos que possam garantir a saúde e a segurança da população. Nossos talentosos e dedicados cientistas brasileiros vão falar um pouco sobre métodos de detecção do vírus e sobre tratamento da doença. Sim, heróis existem e, nem sempre, usam capas. Às vezes vestem jalecos!

Plataformas diagnósticas para a detecção do COVID-19

Luiz Ricardo Goulart (PhD em Biologia Molecular. Professor titular da UFU em Nanobiotecnologia e professor adjunto da UCDavis em Nanomedicina.)
A pandemia pelo corona vírus foi algo tão inesperado quanto assustador. Diversas medidas foram adotadas por governos do mundo todo para previnir a contaminação da população. Uma das mais importantes é o teste de presença do vírus na população. Entretanto, muitos destes testes são demorados e caros. Nosso palestrante, o Dr. Luiz explicará como sensores biofotônicos e eletroquímicos podem ser utilizados para a detecção do COVID-19.

COVID-19: como RESOLVER esse problema?

Luciana Pádua Tavares (Dra. em Bioquímica e Imunologia (UFMG). Cientista pós-doutoranda do Brigham and Women's Hospital - Harvard Medical School)
A COVID-19 parou todo o mundo em 2020. Mas a pesquisa científica não foi interrompida e têm encontrado soluções terapêuticas para a doença. A resposta inflamatória desencadeada pela infecção por SARS-CoV-2 é um dos principais contribuintes para a gravidade da doença. Nessa palestra, Dra. Luciana, de Harvard, abordará o papel da resolução da inflamação no contexto da COVID-19 como potencial terapêutico. A dualidade entre imunossupressão e pró-resolução é importante para que se entenda a dinâmica entre redução da inflamação sem que haja comprometimento das nossas defesas frente ao vírus.
© contribuintes OpenStreetMap